Questão 24 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Psicologia (2017)

Numa perspectiva sistêmica sobre o papel do psicólogo atuante com crianças em situação de risco e/ou institucionalizadas, o conceito de rede é fundamental para se delinear a atribuição desse profissional no sistema de justiça.


Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

  • A As casas de acolhimento, como instituições implicadas na medida de proteção de crianças e adolescentes, devem ter caráter provisório, segundo a legislação vigente e, portanto, os educadores sociais são necessários e suficientes para fornecer as informações ao sistema de justiça acerca da situação da criança em acolhimento.
  • B O psicólogo, ao realizar o estudo que subsidiará a decisão judicial sobre uma criança em situação de vulnerabilidade na família biológica, deverá dar ênfase à estruturação, funcionamento e principalmente às condições materiais da família nuclear, uma vez que ela é responsável pela proteção da criança.
  • C O psicólogo atuante em casos de crianças institucionalizadas em seus documentos consequentes das avaliações realizadas deve ser objetivo em suas afirmações sobre as precárias condições socioafetivas das famílias envolvidas, atribuindo aos seus integrantes a responsabilidade pela violação de direitos das crianças e adolescentes, fatos esses que subsidiam a futura decisão judicial.
  • D Uma vez que a institucionalização tem caráter eminentemente legal, não sofre influências de fatores e valores socioculturais e religiosos em seu funcionamento, o que traria consequências nocivas ao processo de se garantir direitos de indivíduos em desenvolvimento.
  • E Na rede de proteção de crianças e adolescentes com direitos violados, não é suficiente somente identificar as organizações componentes da rede, mas principalmente compreender o padrão relacional existente entre elas.