Prefeitura Municipal de Salvador - Analista - Arquitetura (2019) Questão 48

O Desenho Urbano no processo de planejamento é definido como o “campo disciplinar que trata a dimensão físico-ambiental da cidade, enquanto conjunto de sistemas físico-espaciais e sistemas de atividades que interagem com a população por meio de suas vivências, percepções e ações cotidianas”.

Sobre Desenho Urbano, analise as afirmativas a seguir.

I. O Desenho Urbano deve permear todo o planejamento, desde a definição dos objetivos políticos a alcançar até os instrumentos e programas de implantação, prevendo a participação comunitária, de forma a atingir seus objetivos de garantir a qualidade físico-ambiental às cidades.

II. O Desenho Urbano surgiu como um programa de renovação urbana que propõe a intervenção nos tecidos urbanos em deterioração, de forma a adequar as áreas às novas funções desejadas, de acordo com os novos paradigmas e preceitos dos Congressos de Arquitetura Moderna.

III. O Desenho Urbano concentra-se em algumas temáticas de desenvolvimento disciplinar, como a interpretação de valores e necessidades comportamentais individuais e de grupo, e a identificação de qualidades físico-espaciais.

IV. O Desenho Urbano é uma resposta aos anseios da população das cidades por novos espaços sociais, propondo a racionalização das tipologias e dos traçados urbanos, a fim de atender às variáveis da vida urbana: habitar, trabalhar, circular e cultivar o corpo e o espírito.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, somente.
  • B I e III, somente.
  • C III, somente.
  • D IV, somente.
  • E II e IV, somente.

Encontre mais questões

Voltar