Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora) - Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas (2010) Questão 65

Está em discussão um decreto-lei a ser aprovado pelo governo e que, certamente, irá impactar positivamente os negócios da empresa na qual José trabalha. Ele, por decisão da alta administração, começa a divulgar informações importantes na mídia, que podem influenciar a opinião pública a favor da aprovação da nova lei. A prática é considerada

  • A legal, porque o Código de Ética da profissão defende que faz parte das atividades de Relações Públicas utilizar-se de qualquer método ou recurso visando à aprovação de projetos e ações que favoreçam os propósitos da empresa que representa.
  • B legal, pois, de acordo com o artigo 3º da Lei nº 5.377/67, que regulamenta a profissão, essa prática é uma forma de lobby, e o exercício do lobby é recomendável, desde que o objetivo seja o de atingir de forma planificada os objetivos globais da organização.
  • C ilegal, porque, segundo a Constituição da República, tentativas de influenciar decisões importantes tomadas pelo poder público, sobretudo aquelas relacionadas a questões legislativas, com base em interesses privados de alguns grupos ou setores inteiros da sociedade, são expressamente proibidas por lei.
  • D antiética, uma vez que, pelo Código de Ética do profissional de Relações Públicas, é vedado a esse profissional utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivação inconsciente que, privando a pessoa de seu livre arbítrio, lhe tira a responsabilidade por seus atos.
  • E ética, na medida em que promover a livre manifestação do pensamento, a democratização de informações e o aprimoramento de novas técnicas de debates é função obrigatória do profissional de Relações Públicas.

Encontre mais questões

Voltar