Universidade de São Paulo (USP) (2015) Questão 75

O aparecimento da pólis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.


Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego.
Rio de Janeiro: Difel, 1981. Adaptado.


De acordo com o texto, na Antiguidade, uma das transformações provocadas pelo surgimento da pólis foi

  • A o declínio da oralidade, pois, em seu território, toda estratégia de comunicação era baseada na escrita e no uso de imagens.
  • B o isolamento progressivo de seus membros, que preferiam o convívio familiar às relações travadas nos espaços públicos.
  • C a manutenção de instituições políticas arcaicas, que reproduziam, nela, o poder absoluto de origem divina do monarca.
  • D a diversidade linguística e religiosa, pois sua difusa organização social dificultava a construção de identidades culturais.
  • E a constituição de espaços de expressão e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros.

Encontre mais questões

Voltar