Questão 16 do Concurso ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio (2017)

TEXTO I


                  Criatividade em publicidade: teorias e reflexões


Resumo: O presente artigo aborda uma questão primordial na publicidade: a criatividade. Apesar de aclamada pelos departamentos de criação das agências, devemos ter a consciência de que nem todo anúncio é, de fato, criativo. A partir do resgate teórico, no qual os conceitos são tratados à luz da publicidade, busca-se estabelecer a compreensão dos temas. Para elucidar tais questões, é analisada uma campanha impressa da marca XXXX. As reflexões apontam que a publicidade criativa é essencialmente simples e apresenta uma releitura do cotidiano.

    DEPEXE, S. D. Travessias: Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Artes, n. 2, 2008.


TEXTO II


                             


Os dois textos apresentados versam sobre o tema criatividade. O Texto I é um resumo de caráter científico e o Texto II, uma homenagem promovida por um site de publicidade. De que maneira o Texto II exemplifica o conceito de criatividade em publicidade apresentado no Texto I? 

  • A Fazendo menção ao difícil trabalho das mães em criar seus filhos.
  • B Promovendo uma leitura simplista do papel materno em seu trabalho de criar os filhos.
  • C Explorando a polissemia do termo “criação”.
  • D Recorrendo a uma estrutura linguística simples.
  • E Utilizando recursos gráficos diversificados.