Atualmente, as instituições têm consciência do poder da comunicação e da necessidade de se produzir notícias para a imprensa, promovendo os assuntos institucionais a acontecimentos públicos. Uma das estratégias para emplacar um assunto, acontecimento ou problemática na mídia é o uso do newspeg. O que é newspeg?
- A É o que os jornalistas chamam de gancho. Ocorre quando a assessoria de imprensa utiliza qualquer acontecimento atual (como datas comemorativas) para legitimar a noticiabilidade de outro assunto, acontecimento ou problemática que pretende divulgar.
- B É o envio constante de notícias por e-mail. Ocorre quando a assessoria de imprensa envia releases para todo o seu mailing. Para isso, é preciso diariamente produzir releases com assuntos que possam gerar interesse nos jornalistas para que ocorra a divulgação dos temas de interesse de uma determinada instituição.
- C É quando uma assessoria de imprensa, para emplacar uma determinada notícia em um jornal, oferece algum assunto com exclusividade para um veículo de comunicação. Essa estratégia é extremamente eficiente, pois a possibilidade do furo aumenta as chances de publicação de uma notícia institucional.
- D É a estratégia que mais exige criatividade dos assessores de imprensa, os quais precisam sempre enviar um fato novo para os jornalistas. O envio de notícias repetidas ou requentadas, sem atender ao critério da novidade, torna os releases maçantes e impublicáveis.