Questão 20 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Analista Judiciário (2017)

Considerando as informações feitas no trecho de reportagem que segue, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e melhor associada ao que se apresenta no texto.


Muitos empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias. Mas fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas. “Qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo. Por meio dele, é como você dizer que acompanha o que a equipe produz, reconhece e divulga esse esforço”, explica Maria Cristina.

Fonseca, Mariana. 7 Formas baratas de motivar os funcionários da sua empresa. Revista Exame. São Paulo, 05-Jan-16. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/7-formas-baratas-de-motivar-os-funcionarios-da-sua-empresa/. Acesso em: 20/08/17.


Essa constatação de que o reconhecimento é um incentivo à motivação e ao trabalho

  • A contesta o conceito de condicionamento operante de Skinner ao atestar a relevância das necessidades de autoestima apontadas por Maslow para as decisões de gestão de colaboradores.
  • B reforça o conceito de condicionamento operante de Skinner e atesta a relevância das necessidades de autorrealização apontadas por Maslow para as decisões de gestão de colaboradores.
  • C contesta o conceito de condicionamento operante de Skinner ao atestar a relevância das necessidades de segurança apontadas por Maslow para as decisões de gestão de colaboradores.
  • D reforça o conceito de condicionamento operante de Skinner e atesta a relevância das necessidades de autoestima apontadas por Maslow para as decisões de gestão de colaboradores.
  • E contesta o conceito de condicionamento operante de Skinner e atesta a relevância das necessidades de autorrealização apontadas por Maslow para as decisões de gestão de colaboradores.