Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2013) Questão 51

Para responder o item, considere o texto a seguir:


No final da década de 70 do século passado, a varíola, uma praga mortal, foi eliminada da Terra, graças às campanhas de vacinação em massa que protegeram milhões, deixando-os com uma pequena cicatriz no braço. A erradicação global da varíola foi possível porque apenas uma cadeia de transmissão, em pessoas, teve de ser rompida.

A vacina contra a varíola não protege apenas contra esta doença; qualquer pessoa vacinada também desenvolve imunidade à infecção de variedades aparentadas – inclusive a varíola do macaco e a bovina. Agora que a vacina contra a varíola não é mais aplicada amplamente, a questão é: poderiam esses patógenos obscuros representar um novo perigo para a humanidade? Há motivos para preocupação.

(Fonte: Revista Scientific American, abril/ 2013)


Sobre o agente causador da varíola em suas diferentes variedades e suas características biomoleculares, é correto afirmar que:

  • A apresenta uma estrutura supramolecular constituída de ácido nucleico e proteína em que está ausente a organização celular.
  • B realiza síntese proteica em ribossomos livres, usando informação genética do hospedeiro.
  • C contém material genético compartimentalizado e organizado em estruturas lineares conhecidas como cromossomos eucarióticos.
  • D desenvolve um tipo de relação com o hospedeiro que pode ser caracterizada como uma interação harmônica.
  • E perpetua suas linhagens através de mecanismos reprodutivos autônomos, independentes de estruturas celulares.

Encontre mais questões

Voltar