Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Artes (2015) Questão 3

“? E o que foi feito da segunda sinfonia de Penderecki? • Você comete um erro ao estabelecer limites muito rígidos. […] Os limites não são claros. É como um dia que começa com um tempo horrível e termina ensolarado. Não se pode precisar quando fez bom ou mau tempo. Para começar, não se tem certeza de que esteja bom ou ruim. Depois, as nuvens começam a clarear. Mas estariam os limites entre bom e ruim às cinco e dez ou às cinco e quinze? Seria a nuvem Penderecki um resquício do mal tempo ou já anuncia a cor menos sombria do tempo bom? ? O pomo é um fenômeno universal? […] • Ele é uma fase do decorrer artístico a partir da tradição euro-americana. E o pomo, usando de todos os meios, tenta opor-se à tendência uniformizante que nela existe. ? Fico imaginando uma expedição a recantos dos fins-do-mundo esbarrando num reclame do tipo “Drink Coca-Cola”. • Beba Coca-Cola. Este é o título de uma obra muito gostosa de Gilberto Mendes. Um bom exemplo para ilustrar minha resposta. […] ? E agora você vai dizer que, em flagrante oposição ao modernismo, o pomo tenta não ser exatamente o mesmo na Rússia ou na Inglaterra, apenas como exemplo. • Assim é. Dificilmente você poderá comparar Gilberto Mendes com Schnittke ou com John Taverner. Essas citações foram extraídas do ensaio “O Pequeno Pomo: ou a história da música do pós-modernismo”, escrito, no formato do diálogo socrático, pelo compositor e musicólogo belga Boudewijn Buckinx. Acerca deste tema e das personalidades que ele aborda, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Pendereckie Gilberto Mendes são compositores ativos nos séculos XX e XXI.
  • B Beba Coca-Cola, um marco da produção musical brasileira, foi escrita para coro misto.
  • C Gilberto Mendes publicou, em conjunto com Willy Corrêa de Oliveira e EdinoKrieger, o “Manifesto Música de Agora na Bahia”.
  • D Gilberto Mendes foi companheiro de vanguarda de músicos como Rogério Duprat e JulioMedaglia, os quais tiveram uma atuação importante no Tropicalismo.
  • E Todos os compositores citados no texto não se afiliaram esteticamente à vanguarda musical da década de 50, promulgada principalmente pelos participantes dos cursos de verão de Darmstadt.

Encontre mais questões

Voltar