Prefeitura Municipal de Crato - Educador Físico (2021) Questão 51

A obesidade é um problema grave que vem se enfrentando em todo mundo, principalmente por apresentar uma alta correlação com outras comorbidades, como hipertensão, colesterol sérico elevado e diabetes. Além disso, há crescente preocupação com um aumento na incidência da obesidade infantil e, em decorrência disso, um aumento no grupo de adultos obesos. Como enfrentamento desse problema, é preciso avaliar a prevalência do sobrepeso e da obesidade, e também é preciso descrever em termos mais específicos as mudanças na composição corporal (POWERS; HOWLEY, 2017). Em relação aos métodos de avaliação para sobrepeso e obesidade, analise as seguintes assertivas:


I. O Índice de Massa Corporal (IMC) relaciona o peso corporal (em kg) e altura (em m) ao quadrado;

II. Em crianças a classificação para obesidade é utilizada a partir de pontos percentis, onde considera-se o ponto de referência o IMC ≥ 95º percentis para idade e gênero;

III. Com o método de avaliação do IMC é possível identificar se a pessoa tem um perfil morfológico mais musculoso (com aumento de massa muscular) ou se tem excesso de gordura corporal (obeso).

IV. O IMC pode ser considerado um método de avaliação ao qual pode identificar junto a outras medidas a síndrome metabólica.

  • A Apenas I e II são verdadeiras;
  • B Apenas I e III são verdadeiras;
  • C Apenas I, II e III são verdadeiras;
  • D Apenas I, II e IV são verdadeiras;
  • E Todas são verdadeiras;

Encontre mais questões

Voltar