Questão 26 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Comunicação Social (2017)

Leia o TEXTO 13 para responder à questão.

TEXTO 13
OS INSTITUTOS FEDERAIS:
UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 



Com relação às estruturas linguísticas internas do TEXTO 13 e à funcionalidade que assumem discursivamente, pode-se dizer que

  • A por representar o discurso oficial preferencialmente informativo, o autor busca imprimir um tom acadêmico ao texto, apresentando dados estatísticos, mantendo-se imparcial nas discussões e utilizando o registro formal da língua.
  • B suas descrições têm um tom intimista e eminentemente pessoal, justificado pelo fato de o autor estar diretamente envolvido nas mudanças do Ensino Técnico naquele momento.
  • C apresenta predominância de sequências narrativas, que fazem uma retrospectiva histórica do processo de formação dos Institutos Federais.
  • D ao lado de sequências expositivas e descritivas, há uma dimensão argumentativa no texto, que vem em defesa de uma determinada abordagem sobre a Educação Profissional.
  • E apresenta sequências discursivas dialogais quando o autor interage com o leitor, buscando com ele construir o conceito de Educação Profissional adotado pelos Institutos.