Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro Especialista em Saúde Mental (2020) Questão 53

Os conceitos de processo saúde-doença mental sofrem a ação de fenômenos sociais e da forma de expressão da loucura nos diferentes momentos da história. Esses conceitos não se suprimem nem são descartados. Eles acumulam-se, superam-se, mantendo alguns aspectos anteriores.
Sobre o processo saúde-doença mental, é correto afirmar que

  • A a adaptação do indivíduo com transtorno leva tempo, e quadros de regressão do desenvolvimento aliados a alterações bioquímicas produzem um estado de doença em indivíduos saudáveis.
  • B quando o indivíduo possui resposta considerada inadequada às demandas e normas sociais é classificado como paciente com enfrentamento ineficaz, que demanda intervenções adaptativas.
  • C é o estado onde o indivíduo não goza do pleno exercício de suas faculdades mentais, limitando o seu contato e interação com a sociedade e o ambiente.
  • D alterações bioquímicas produzem um estado de doença em indivíduos saudáveis.
  • E a saúde e doença mental podem ser vistas como expressão social e individual e, também, como expressão das contradições sociais. O contexto sociocultural influencia as atitudes e comportamentos relacionados à saúde/doença.

Encontre mais questões

Voltar