Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Informática (2018) Questão 47

Sobre criptografia, considere as alternativas abaixo e marque a única INCORRETA.

  • A O criptossistema no qual a criptografia e a descriptografia são realizadas via diferentes chaves é conhecida como criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública. A criptografia assimétrica transforma o texto da mensagem em texto cifrado utilizando uma de duas chaves e um algoritmo de criptografia. A outra chave é associada a um algoritmo de descriptografia, o texto da mensagem é recuperado a partir do texto cifrado. A desvantagem da criptografia assimétrica está em seu desempenho, pois é mais lenta quando comparada com a criptografia simétrica.
  • B Algoritmos Hash, também conhecido como one-way, são funções criptográficas que possuem como entrada mensagens de tamanho variável e a saída de tamanho fixo. Uma mensagem de entrada, sempre que for submetida à análise da função Hash, vai gerar a mesma saída. Os algoritmos Hash mais conhecidos são MD5, que produz um valor Hash de 128 bits e o SHA cujo valor é de 160 bits.
  • C Os modos de operações de algoritmos criptográficos podem ser divididos em: cifragem por fluxo (stream cipher) e cifragem em blocos (block cipher). ECB, CFB, CBC, OFB são exemplos de modos de operações por cifragem em blocos.
  • D O AES é um algoritmo de cifragem capaz de utilizar chaves criptográficas de 128 bits, 192 bits e 256 bits para cifrar e decifrar blocos de 128 bits.
  • E Considere o cenário no qual um usuário X deseja trocar informações criptografadas com um usuário Y. Esse usuário X precisa utilizar um algoritmo e uma chave. Caso ele use criptografia simétrica, a chave para X cifrar a mensagem e Y decifrar será a mesma. Contudo, na situação em que X deseje trocar informações com um terceiro usuário, nessa nova troca de informações, haveria a necessidade de uma nova chave, pois se o usuário X usar a mesma chave que usa com Y, o próprio Y poderia decifrar as mensagens. Dessa maneira, se esse usuário X estiver trocando mensagens criptografadas com diversas outras pessoas, necessitará então de diversas outras chaves diferentes. Em algoritmos simétricos os tamanhos das chaves são de 1024 bits, 2048 bits e 4096 bits.

Encontre mais questões

Voltar