Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro Especialista em Saúde Mental (2020) Questão 40

T.I.C., 45 anos, em internação hospitalar para realização de remoção de tumor em intestino grosso passará por colostomia. Paciente relata desânimo e recusa-se a ler o material sobre o procedimento que será realizado. O enfermeiro especialista em saúde mental é chamado para interconsulta, com o objetivo de resolver o conflito para seguimento do regime terapêutico.
O enfermeiro, exercendo atitude empática e medidas terapêuticas:

  • A preocupa-se com a ansiedade do paciente frente ao procedimento cirúrgico e sugere que um familiar leia e assine a documentação necessária para diminuir estressores externos sobre o paciente.
  • B avalia as informações e conhecimentos do paciente sobre o procedimento, sentimentos e emoções relacionadas, estimula a expressão livre de sentimentos para que o paciente aceite apoio, dando suporte ao enfrentamento do procedimento e estimula-o verbalizar dúvidas e dificuldades.
  • C expõe verbalmente as informações contidas no material para o paciente, uma vez que o acesso à informação de qualidade reduz a ansiedade. O resultado esperado dessa intervenção é a adesão do paciente ao regime terapêutico prescrito, bem como promover conhecimento a respeito de seu processo saúde-doença.
  • D expõe verbalmente as informações contidas no material para o paciente, estimulando que seus familiares participem do processo e expressem sentimentos relacionados à imagem corporal do paciente para dar suporte ao enfrentamento do procedimento e incentiva a verbalização de dúvidas e dificuldades
  • E preocupa-se com a ansiedade do paciente frente ao procedimento cirúrgico, relacionada à falta de acesso a informações sobre a importância do procedimento, orienta sobre cuidados e rotina no pós-operatório e estimula verbalização de dúvidas e dificuldades.

Encontre mais questões

Voltar