Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Diversos Cargos (IBADE - 2020) Questão 43

“Trincheiras, pedaços de equipamento, roupa (seguramente com manchas de sangue), munição, ferramentas, chapéus etc., etc., por todas as partes. Pobres desgraçados mortos por todas as partes. Alguns são dos nossos, outros são da Primeira Brigada de Guardas que passaram por aqui antes de nós, e muitos são alemães.”
O relato acima pertence ao capitão C. J. Paterson, do regimento britânico de infantaria South Wales Borderers, morto em combate no dia 1 de novembro do ano de 1914 durante a “Grande Guerra”.
Sobre esse tema, leia as afirmações abaixo:
I – o estopim da Guerra é o assassinato de Francisco Ferdinando, então herdeiro do trono austro-húngaro; II – a batalha do Marne foi decisiva, pois a partir daquele momento a Alemanha dominou Paris e ficou mais perto de ganhar a guerra; III – em 1919, por conta da revolução em seu território, a Rússia se retira do conflito colocando a Alemanha em uma posição favorável na guerra; IV – a guerra de movimento marca a segunda parte do conflito; V – em 1917, a Alemanha decide adotar a guerra submarina. Tática que consistia em bombardear qualquer navio encontrado em águas inimigas.
Assinale a única alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:

  • A I e III
  • B I, IV e V
  • C II e III
  • D I e V
  • E V e II

Encontre mais questões

Voltar