(2019) Questão 34

No atual contexto de economia globalizada, o setor de serviços é um dos mais integrados ao comércio internacional. Em 2014, por exemplo, correspondia a, aproximadamente, 9,7 trilhões de dólares, somadas as exportações e as importações. Os dados nos gráficos a seguir indicam o desempenho dos principais países nessas atividades terciárias.

Mundo: principais exportadores de serviços - 2014 Mundo: principais importadores de serviços – 2014

OMC. Estadísticas del comercio internacional 2015. Extraído de: LUCCI, Alian, Alabi et al. Território e sociedade no mundo globalizado: Ensino Médio. 3ª ed., v. 2. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 94.

Com base na CORRETA interpretação dos dados e na sua correlação com o processo de globalização econômica em curso, julgue as proposições a seguir.

I. Os países que se destacam como exportadores e importadores de serviços no comércio internacional são os desenvolvidos ou os emergentes.

II. O comércio internacional de serviços envolve atividades como prestação de serviços a empresas (consultoria, telemarketing etc.), turismo global, serviços de informática, agências de notícias, frete de transportes, entre outras.

III. Os números indicam que a economia chinesa é o mais típico exemplo de economia de serviços ou pós-industrial, na atualidade.

IV. Dos países mencionados, o setor industrial e o agronegócio continuam a ser as atividades econômicas mais estratégicas para a sua inserção na economia globalizada.

V. Os Estados Unidos são os maiores exportadores e importadores mundiais de serviços e mantiveram um superávit, já que concentravam 14% das exportações e 9% das importações mundiais.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

  • A II, IV e V.
  • B I, II e V.
  • C III e IV.
  • D I, III e V.
  • E I, II e III.

Encontre mais questões

Voltar