Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Psicólogo (2010) Questão 40

A investigação da cultura organizacional é conduzida a partir de diferentes metodologias. A maioria das pesquisas utiliza ou uma análise qualitativa para acessar as camadas mais profundas da cultura organizacional ou levantamentos para elencar os valores e crenças compartilhadas quantitativamente. Dos poucos instrumentos teoricamente sustentados utilizados para esse fim, pode-se nomear e descrever o (a)

  • A Perfil da Cultura Organizacional (OCP – Organizational Culture Profile) - medida de 61 itens descritivos das práticas de trabalho, elaborados a partir de longas entrevistas com membros de 20 unidades de trabalho de dez organizações diferentes da Escandinávia.
  • B Inventário da Cultura Organizacional (OCI – Organizational Culture Inventory) - levantamento de 120 itens que serve para avaliar a cultura de uma organização como construtiva, passivo-defensiva ou agressivo-defensiva.
  • C Quadro de Valores Conflitantes (CVF – Competing Values Framework) - composto por 54 afirmativas de valor derivadas de extensa pesquisa acadêmica e originalmente utilizado para avaliar a relação entre os valores de uma pessoa e os valores de uma organização.
  • D Levantamento de Práticas Laborais (Work Practices Surveys) - levantamento que pretende verificar a relação entre as práticas dos trabalhadores e outros elementos da cultura organizacional como seus mitos e os valores compartilhados.
  • E Escala de Cultura Organizacional (OCS - Organizational Culture Scale) - instrumento utilizado para classificar a cultura organizacional em quatro classes: cultura de grupo, cultura desenvolvimentista,cultura hierárquica e cultura racional.

Encontre mais questões

Voltar