Questão 38 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Técnico - Eletrotécnica (2017)

Considere as Figuras 07 e 08 nas quais são apresentados circuitos elétricos e sinais aferidos nos pontos A e B destacados.



Sabendo que a única diferença entre os circuitos apresentados nas Figuras 07 e 08 está nos resistores de polarização de porta de cada SCR (R1 e R2) e que os sinais aferidos nos pontos A e B correspondem à tensão e potência no domínio do tempo, respectivamente, então é CORRETO afirmar que

  • A o SCR conduz apenas no semi-ciclo positivo da RedeAC, R2 tem resistência elétrica menor que R1, o que diminui o ângulo de disparo do SCR e aumenta a potência na carga.
  • B o SCR conduz apenas no semi-ciclo positivo da RedeAC, R2 tem resistência elétrica maior que R1, o que aumenta o ângulo de disparo do SCR e aumenta a potência na carga.
  • C o SCR conduz apenas no semi-ciclo negativo da RedeAC, R2 tem resistência elétrica menor que R1, o que aumenta o ângulo de disparo do SCR e diminui a potência na carga.
  • D o SCR conduz nos dois semi-ciclos da RedeAC, R2 tem resistência elétrica maior que R1, o que aumenta o ângulo de disparo do SCR e aumenta a potência na carga.
  • E o SCR conduz apenas no semi-ciclo positivo da RedeAC, R2 tem resistência elétrica maior que R1, o que diminui o ângulo de disparo do SCR e diminui a potência na carga.