Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Física (2018) Questão 35

Nos últimos anos a espectroscopia Raman tem sido proposta como um método útil para a identificação de substância ilícita e na triagem de comprimidos. Algumas características da técnica que a tornam atraente para este fim são a alta capacidade de identificação de substâncias, preparação desnecessária da amostra, além de ser uma técnica rápida, não invasiva e não destrutiva. Sobre esta técnica de caracterização de materiais, é CORRETO afirmar:

  • A É uma técnica fotônica, que utiliza uma fonte de luz monocromática que, ao atingir um objeto, é espalhada elasticamente, permitindo a detecção de materiais orgânicos e inorgânicos, fornecendo a informação química e estrutural da substância.
  • B É uma técnica fotônica, que utiliza uma fonte de luz monocromática que, ao atingir um objeto, é espalhada inelasticamente, permitindo a detecção de materiais orgânicos e inorgânicos, fornecendo a informação química e estrutural da substância.
  • C É uma técnica fotônica, que utiliza uma fonte de luz policromática que, ao atingir um objeto, é espalhada inelasticamente, permitindo a detecção de materiais orgânicos e inorgânicos, fornecendo a informação química e estrutural da substância.
  • D É uma técnica fotônica, que utiliza uma fonte de luz policromática que, ao atingir um objeto, é espalhada elasticamente, permitindo a detecção de materiais orgânicos e inorgânicos, fornecendo a informação química e estrutural da substância.
  • E É um tipo de espectroscopia de absorção, em que a energia absorvida se encontra na região do infravermelho do espectro eletromagnético.

Encontre mais questões

Voltar