O modelo socialista chinês parece ter sido o primeiro a conseguir desvencilhar-se das amarras e arapucas em que caíram a URSS e os países sob sua órbita de influência. A caótica administração, o corrupto gerenciamento das economias nacionais inspiradas no estilo da administração militar soviética, proporcionavam enormes privilégios para minorias oportunistas, aliás, quase as mesmas que agora mandam na sofrida Rússia. Encasteladas nos partidos comunistas do então Leste Europeu, dopadas em mordomias, as elites perderam a noção da importância das políticas públicas comparadas entre socialistas e capitalistas. Privilégios desfrutados pela burocracia comunista levaram a população a duvidar da honestidade dos ideais socialistas apregoados pelos que usufruíam do poder.
O distanciamento, ainda na era Mao Tsetung, da China com a União Soviética iniciou explícita recusa à camisa de força que os russos queriam vestir na sociedade chinesa. Graças a tal repúdio, a República Popular evitou perversos efeitos no corpo da nação, cuja engenharia social possuía características distintas da soviética. Promovendo o Grande Salto à Frente, no final dos anos 50 do século passado, o maoísmo deu prova de flexibilidade tomando iniciativa de pedir verificação dos erros de esquerda. Tal gesto abriu precedentes: menos de três décadas depois, ventos de profundas reformas sopraram por toda a China.
Com base no texto, assinale a opção correta com relação aos desdobramentos mais recentes da mudança do modelo socialista para o capitalismo contemporâneo no Leste Europeu.
- A A Rússia, embora de regime político democrático e liberal, segue organizando o processo produtivo em bases socialistas.
- B O governo Putin, por suas características claramente ocidentalistas, está alinhado, de forma automática, às medidas norte-americanas para o Oriente Médio
- C O duro regime político liderado por Putin vem permitindo equilibrar as tradições políticas russas de regimes centralistas com a retomada do crescimento econômico
- D As características políticas e econômicas do regime socialista na União Soviética, que caiu por razões mais externas que internas, permaneceram na vizinha China.
- E As populações da União Soviética e do Leste Europeu permaneceram fiéis ao modelo socialista até mesmo no momento de sua corrosão.