Secretaria de Estado da Saúde - Paraná (SES-PR) - Assistente Social (2009) Questão 22

A concentração da renda e da riqueza nacionais, o grau de informalização do mercado de trabalho, os índices de analfabetismo e de mortalidade infantil, dentre outros dados, revelam:
  • A que o Brasil possui problemas sociais que exigem novas relações partidárias para a conquista do poder político.
  • B que o Brasil possui problemas de ordem estrutural, agravados pela regressividade da tributação, pela desregulamentação do mercado de trabalho e pela pouca efetividade das políticas sociais no resgate da dívida social do país.
  • C que o conjunto das políticas sociais não cumpre as determinações dadas pelo governo, mantendo-se problemas de ordem institucional na operacionalização das ações governamentais.
  • D que a falta de eficiência das políticas sociais ocorre devido à precariedade dos recursos humanos que operacionalizam os serviços públicos no país e devido à escassez de verbas para a criação de novos programas de atenção social para a população mais carente do país.
  • E que a população do país tem baixa escolaridade, faltando preparo para assumir os postos de trabalho que atualmente são gerados, dificultando o crescimento econômico do país.

Encontre mais questões

Voltar