Questão 24 do Concurso Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba - Contador (2015)

A Auditoria Contábil é o ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater as fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa. Em relação à Auditoria é INCORRETO afirmar que:
  • A O principal objetivo da Auditoria Contábil consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas.
  • B O planejamento dos trabalhos de auditoria deve ser documentado pelo auditor, a quem também cabe preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extensão.
  • C Sob o aspecto administrativo, os reflexos da Auditoria Contábil sobre o Patrimônio, se traduzem no reflexo do resguardo de créditos de terceiros contra fraudes e dilapidações.
  • D Os programas de auditoria devem ser detalhados de forma a servir como guia e meio de controle de sua execução.