Questão 29 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Secretário Executivo (2017)

A comunicação exige a presença de um emissor (destinador), um receptor (destinatário), um canal e uma mensagem. Além desses elementos, são necessários processos para que ela se estabeleça, e tais processos compreendem elementos relacionados à composição, interpretação e resposta. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a esses elementos e processos
  • A Os ruídos que impedem que a comunicação se estabeleça podem ser técnicos, organizacionais, semânticos, de atitudes e de comportamentos.
  • B A composição é o processo que envolve a codificação de uma mensagem, que implica certa estratégia persuasiva ou preocupação argumentativa.
  • C A mensagem deve estar adequada ao canal que a conduzirá ao seu destinatário, sendo que para ser efetiva e alcançar o resultado esperado, ela deve ser veiculada adequadamente.
  • D Todo receptor utiliza filtros próprios na interpretação das mensagens, sendo um desses filtros o cultural, que leva o receptor a interpretar apenas mensagens que reconhece.
  • E A composição é o processo pelo qual o destinatário compreende a mensagem, atribuindo sentido aos significantes que recebe nela.