Prefeitura Municipal de Salvador - Psicólogo (2019) Questão 34

Dulce é uma mulher negra, em torno de 45 anos de idade, mãe de João, um rapaz jovem que fora preso pelo roubo de um carro. Dona Dulce foi encaminhada para atendimento psicológico porque não conseguia livrar-se das memórias do que passara no período da prisão de seu filho. Os dias de visita na prisão eram de calvário: ficava horas no sol, na fila, e depois, na revista, tinha que desnudar as partes íntimas, agachar-se, ouvir comentários depreciativos das guardas, além de receber tratamento grosseiro.

É possível perceber que a revista vexatória a que são submetidos familiares de apenados tem como finalidade fazer com que os efeitos do encarceramento sejam sentidos não apenas sobre o prisioneiro, mas também sobre sua família.


Na perspectiva de Foucault, é correto afirmar que

  • A o fracasso do sistema prisional é um efeito colateral indesejado, que pode ser solucionado com o fim da revista vexatória e a criação de grupos operativos com apenados e familiares.
  • B a responsabilidade maior do tráfico e contrabando dentro das prisões não é dos familiares, devendo ser combatida a corrupção entre os funcionários para impedir esse problema.
  • C a prisão massifica os presos em vez de individualizar, sendo o tratamento indigno dado a eles e a seus familiares algo que os sistemas prisionais mais avançados conseguem resolver.
  • D o exame criminológico é capaz de revelar se existe a tendência inata ou constitucional do delinquente para o crime, embora não deva haver discriminação entre os familiares dos presos.
  • E a revista vexatória faz parte de um tipo de gestão estratégica do coletivo, visando a produzir a dissolução e o enfraquecimento dos laços que os indivíduos podem estabelecer entre si.

Encontre mais questões

Voltar