Questão 15 do Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBM-SC) - Soldado (2013)

“A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos.” (Fonte: http://pt.wikipedia.org)
Em relação à composição química elementar da madeira, pode-se afirmar que não há diferenças consideráveis, levando-se em conta as madeiras de diversas espécies. Os principais elementos existentes são: Carbono (C)48%, Hidrogênio (H)6%, Oxigênio (O) 44% e Nitrogênio (N) 1%; além destes elementos encontram-se pequenas quantidades de cálcio (Ca), potássio (K), magnésio (Mg) e outros, constituindo as substâncias minerais existentes na madeira.
Em um churrasco realizado por um certo gaúcho, em sua residência, foi consumido 1,7 Kg de madeira para assar toda a carne. Supondo que a combustão do carbono seja completa, a quantidade em matéria (mol) formada de gás carbônico será:
Dados: C=12g/mol.

  • A 23,92 mol.
  • B 68,00 mol.
  • C 139,85 mol.
  • D 141,66 mol.