Questão 36 do Concurso Hospital Risoleta Tolentino Neves - MG (HRTN - MG) - Enfermeiro Obstetra (2015)

Os esforços para a redução da mortalidade materna e neonatal devem abranger a estruturação e a organização dos serviços assistenciais, assim como a capacitação dos seus profissionais, visando o reconhecimento precoce dos problemas e a atuação em tempo oportuno e com eficiência, diante de complicações que possam colocar em risco a vida da mãe e / ou da criança (BRASIL, 2014).


Sobre a situação da mortalidade neonatal no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.


  • A Não há diferenças entre as taxas de mortalidade neonatal nas diferentes regiões do país e, por isso, o foco da assistência ao binômio mãe–filho segue o mesmo padrão em todo o Brasil.
  • B A mortalidade neonatal precoce, ocorrida na primeira semana de vida, é o componente mais importante da mortalidade infantil, e a prematuridade é a principal causa dos óbitos infantis ocorridos nesse período, com importância relativa maior no primeiro dia de vida.
  • C A mortalidade neonatal tardia é devida principalmente à asfixia / hipóxia, que representa a causa de morte mais importante desse período.
  • D A maioria das mortes neonatais precoces não pode ser evitada, devido ao seu componente mais importante, as malformações congênitas.