Questão 12 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Arquiteto (2017)

A alvenaria tradicional está bem presente na cultura de construção da maioria da população brasileira. Para erguer uma casa simples, normalmente utiliza-se o tijolo cerâmico ou de concreto, sendo necessária a criação de uma estrutura formada por vigas e pilares para sustentação do conjunto. Entretanto, o mundo moderno, aliado à tecnologia, tem apresentado outras possibilidades construtivas dentro do contexto da construção civil, como por exemplo, a construção de casas com paredes de concreto moldadas in loco. Comparado com outros métodos, este sistema traz as seguintes vantagens. Assinale a alternativa CORRETA.
  • A Aspecto de maior solidez estrutural e segurança, entrega de grande quantidade de edificações em tempo recorde, não necessita apresentar todos os projetos complementares, reutilização das formas em outros projetos, redução de patologias.
  • B Reutilização em outros projetos, tecnologia de baixo custo para empreendimentos de baixo e grande porte, prazo recorde de entrega da obra, exatidão das medidas de abertura, alta resistência ao fogo, embutimento das instalações elétricas e hidráulicas na parede de concreto, não necessidade da apresentação de todos os projetos complementares.
  • C Auxilio na redução do cronograma de execução da obra, grande aceitação pela semelhança com o sistema tradicional de construção, favoritismo pelas grandes empresas brasileiras de construção civil, possibilidade de aplicação desse método por pequenos construtores por baixo custo de aquisição das formas, racionalização dos materiais de construção.
  • D Esquadrejamento perfeito, precisão no orçamento de materiais de construção, drástica diminuição de mão de obra, segurança estrutural, redução do desperdício de material, redução de patologias, montagem e desmontagem das formas em apenas um dia, com utilização de uma equipe pequena de apenas 12 funcionários especializados.
  • E Redução do desperdício de material, precisão no orçamento de materiais de construção, alta resistência ao fogo, drástica diminuição de mão de obra, não necessidade de apresentação de todos os projetos complementares, exatidão nas medidas de aberturas.