No ambiente educativo, por diversas situações e motivos, existem dificuldades de estipular limites com os estudantes. Em relação aos limites comportamentais, assinalar a alternativa CORRETA:
- A Em razão da crise de valores e das diferentes visões existentes na sociedade sobre educação e disciplina, o professor deve demonstrar que não sabe definir o que é certo ou errado, assim como agir por impulso.
- B O corpo docente deve evidenciar o sentimento de "culpa" por conta da percepção de que está oferecendo um objeto de conhecimento que não é exatamente o “objeto do desejo” dos alunos e de que não consegue corresponder às novas demandas.
- C A equipe pedagógica deve estar inteiramente envolvida naquilo que está propondo, estar decidida de que aquilo é o melhor a se fazer, ter convicção e algum nível de certeza (ainda que provisória) do que é certo/errado.
- D Ao professor cabe refletir individualmente sobre suas angústias, sem oportunidade de partilha ou de reflexão coletiva sobre a prática educativa, já que a questão comportamental dos alunos é um assunto delicado.
- E A melhor atitude do educador é resignar-se às consequências dos novos tempos e aceitar que já não é possível disciplinar no interior da escola, já que não se pode sustentar vínculos afetivos significativos e objetivos para o estabelecimento da exigência de limites.