Leia o texto para responder à questão.
Entre as dez metas estabelecidas para a educação que constam dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030, ratificados pelos 193 países-membros da ONU, a mais básica, juntamente à escolarização universal, é que todos tenham conhecimentos primários em leitura, escrita e matemática. Embora 260 milhões de crianças no mundo ainda não frequentem escolas, o acesso tem crescido com certa velocidade. A instrução, porém, ainda é terrivelmente falha. Segundo o Banco Mundial, 53% de todas as crianças em países de média e baixa renda sofrem de “pobreza de aprendizado” (learning poverty), um critério que implica a incapacidade de ler e compreender um texto simples aos dez anos de idade – ou seja, uma capacitação um pouco acima do analfabetismo absoluto, mas um pouco abaixo do analfabetismo funcional, que pressupõe deficiências graves de escrita e cálculo.
(https://opiniao.estadao.com.br. 04.11.2019)
As informações do texto permitem afirmar que a “pobreza de aprendizado” resulta de
- A um equívoco na escolarização universal, uma vez que grande parcela dos alunos não frequenta a escola porque sabe que o ensino oferecido é terrivelmente falho e pouco aprenderá.
- B uma educação deficiente que atinge um número expressivo de crianças de países de média e baixa renda, as quais não têm habilidade de leitura e compreensão de um texto simples.
- C uma preocupação com o analfabetismo absoluto, que deixa de lado o analfabetismo funcional, cujos prejuízos à formação das crianças implica deficiências graves de escrita e cálculo.
- D um aumento expressivo de crianças nas escolas, sem que haja condições de oferta de ensino competente para que elas adquiram conhecimentos primários em leitura, escrita e matemática.
- E um sistema de ensino elitizado, que dificulta a permanência das crianças na escola em países de média e baixa renda, o que aumenta o analfabetismo absoluto e também o funcional.