Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Pedagogo (2010) Questão 39

No livro Ensino Médio: desafios e reflexões, Franco (1994) apresenta algumas questões importantes a serem consideradas no ensino agrícola.

Assinale a alternativa que está em DESACORDO com as ideias da autora.

  • A É indispensável que a discussão dos assuntos voltados à compreensão do meio rural não permaneça restrita ao diálogo que se estabelece no interior dos estabelecimentos de ensino, mas que extrapole os muros escolares e se efetive com a participação da comunidade.
  • B É imprescindível que o ensino agrotécnico crie e ocupe os espaços existentes na escola para que os conteúdos voltados à explicitação dos problemas estruturais da realidade agrícola tenham seu lugar assegurado no conjunto das propostas curriculares.
  • C Proporcionar ao estudante orientação e assistência técnica, para que o mesmo possa se estabelecer como produtor rural, adquirindo terras.
  • D O técnico agrícola tem um papel político a cumprir na medida em que contribua para a tomada de consciência, por parte das maiorias desprivilegiadas de sua realidade e das contradições sociais subjacentes aos problemas sociais.
  • E É necessário criar condições para que os estudantes possam ter efetivo conhecimento e capacidade de compreender a realidade social e, em especial, a realidade agrícola brasileira.

Encontre mais questões

Voltar