Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Técnico - Informática (2019) Questão 55

Um recurso importante num programa de gerenciamento de banco de dados é a capacidade de criação de índices e a manutenção das contas dos usuários. Sobre estruturas de indexação de arquivos (tabelas) e gerenciamento de usuários, afirma-se que

  • A um índice primário é um arquivo ordenado cujos registros são de tamanho fixo, com dois campos. O primeiro campo é do mesmo tipo de dado do campo de chave de ordenação (chave primária) do arquivo de dados; e o segundo campo é um ponteiro para um bloco de disco (um endereço de bloco). Uma forma de melhorar o desempenho de consultas SQL é duplicar as chaves primárias de uma tabela do banco de dados.
  • B um índice secundário pode ser especificado em qualquer campo não ordenado de um arquivo. Um arquivo de dados pode ter no máximo um índice primário ou um índice secundário, mas não ambos.
  • C um índice de agrupamento (clustering) é baseado em um campo de ordenação que não é um campo chave, ou seja, diversos registros no arquivo de dados podem ter o mesmo valor para o campo de ordenação.
  • D a concessão de privilégios para um determinado usuário é realizada com o comando GRANT e a revogação de seus privilégios é realizada com o comando DROP.
  • E o comando SQL: GRANT SELECT ON UFGD.Aluno TO A1; permite conceder à conta A1 o privilégio para recuperar tuplas na relação Aluno e propagar o privilégio SELECT para outras contas do banco de dados UFGD.

Encontre mais questões

Voltar