Questão 29 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Professor de Educação Física (2015)

Estudos evidenciam a falta de sentido nos conteúdos e práticas pedagógicas da Educação Física no Ensino Médio. Conforme orientam os documentos do MEC (MEC/SEB, 2006), para reverter essa perspectiva, é INCOERENTE o professor de Educação Física promover práticas pedagógicas voltadas
  • A à manipulação do corpo a serviço do imaginário social e por consequência dos esteroides anabolizantes e da tecnologia.
  • B às práticas corporais que promovam o reconhecimento dos marcadores sociais da diferença, a negação dos estereótipos corporais como padrão estético e fomentam o respeito à diversidade humana.
  • C a aprofundar a compreensão da natureza sociocultural do corpo e do movimento pelas práticas corporais que compõem os conteúdos curriculares.
  • D ao conhecimentos que em seu conjunto proporcionem a consciência do movimento na sua dimensão biológica, a partir dos conteúdos jogo, esporte, ginástica, musculação, dança, ergonomia, lutas e artes marciais, recreação, lazer e reabilitação.