Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM-MG) - Técnico - enfermagem (2015) Questão 32

A monitoração cardíaca, usada tradicionalmente nas Unidades de Tratamento Intensivo e salas de cirurgia, é empregada nos dias de hoje em outras unidades hospitalares com o objetivo de acompanhar possíveis mudanças da frequência e ritmo cardíacos. Reconhecer o ritmo sinusal ou a ausência de arritmias pode mudar o prognóstico do paciente. Considerando as evidências de um ritmo cardíaco sinusal, marque a alternativa CORRETA:

  • A A onda “P” é uma deflexão pequena que representa a repolarização atrial. Aparece antes do complexo QRS na proporção de 1:1.
  • B A frequência cardíaca (FC) está entre 60 e 100 batimentos por minuto e, quando obtida através do monitor ou fita do eletrocardiograma, não substitui a determinação da FC por meio da palpação do pulso.
  • C O complexo “QRS” é uma grande forma de onda que representa a repolarização ventricular. As ondas “R” são as primeiras deflexões positivas e a distância entre elas é variável.
  • D A onda “T” é a deflexão que representa a despolarização ou a recuperação ventricular. Aparece depois do complexo QRS e é sempre uma deflexão positiva.

Encontre mais questões

Voltar