Questão 52 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Técnico - Radiologia (2020)

Sobre os principais componentes de um tomógrafo: gantry, computador e painel de operação, é correto afirmar que

  • A no tubo de raio X que é diferente de um radiográfico, modificações no design são ocasionalmente necessárias para garantir que o tubo seja capaz de resistir o calor adicional.
  • B feixes de detectores que se encontram em estados sólidos e são compostos de fotodiodos, juntamente com cristais de cintilação convertem a energia transmitida de raio X para luz, que é convertida em energia elétrica e, em seguida, em um sinal digital.
  • C conjunto de colimadores são importantes porque reduzem a dose do paciente e melhoram a qualidade da imagem. O colimador molda o limite do feixe. A espessura do corte em unidades de tomógrafo multi-detectores é determinada pela quantidade de detectores usados.
  • D o computador exige um tipo de programa altamente sofisticado que controla o equipamento e gerencia o pré e pós-processamento.
  • E o painel de operação permite que o tecnólogo controle os parâmetros do exame e protocolos, além de visualizar e manipular as imagens geradas. O protocolo que é pré-determinado para cada procedimento não pode ser modificado pelo tecnólogo.