Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo (2019) Questão 12

De acordo com Luck (2015), as escolas que, em vez de orientação educacional, estabelecem em seus serviços a orientação disciplinar, guiam-se por qual pressuposto?

  • A Crise, ambiguidade e incerteza são encarados como disfunção e como problemas a serem evitados e não como condições naturais dos processos sociais e oportunidades de crescimento e transformação.
  • B Os participantes cativos da organização, como são considerados, via de regra, os alunos, são vistos como peças passivas, e ao ingressar nas instituições interferem, de certa forma, nas disposições nela estabelecidas, não sendo considerada como circunstância natural e válida o paternalismo e o protecionismo.
  • C Determinadas exceções à normalidade e cumprimento aos modelos, normas e regras correspondem a uma disfunção disciplinar que pode, em certos casos, ser coibida com penalidades que vão desde a advertência, até a exclusão. Considerando-se a preocupação com o entendimento da ocorrência de tensões e conflitos e aprendizagem a partir da experiência.
  • D Cabe ao administrador e aos membros da unidade de trabalho, estabelecer as regras do jogo, o disciplinamento, a partir do entendimento de que os decisores e os implementadores de decisão, pautados pela hierarquização, têm possibilidade de perceber o conjunto dos aspectos da unidade de trabalho.
  • E Modelos e ações de administração que deram certo, mas precisam ser mudados, em consideração ao caráter evolutivo e histórico da realidade, a partir da concepção dinâmica de todos no jogo, pelo qual toda situação, mediante ações corretivas, transforma-se a si mesma e o seu contexto.

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