Hospital Universitário de Brasília (HUB) - Residência - Enfermagem (2020) Questão 65

Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal. O jovem buscou atendimento de emergência, e lá se constatou que ele apresentava glicemia de 305 mg/dL, cetonemia e acidose metabólica. Após acompanhamento e realização de exames de avaliação dos índices glicêmicos, ele recebeu a confirmação de diabetes melito tipo 1 (DM1). Os últimos valores laboratoriais indicaram glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. Ele estava acompanhado da mãe e se mostrava bem interessado em conhecer formas de controlar a doença. Agora, em consulta em uma unidade de saúde, ele aguarda as orientações da enfermeira responsável, para iniciar o tratamento medicamentoso.


Considerando a situação hipotética apresentada e as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento do DM1, julgue o item subsequente.
O jovem deve ser orientado quanto aos tipos de insulina existentes e à possibilidade de fazer uso inicial de associações com insulinas NPH e análogo de insulina de ação rápida, como, por exemplo, a lispro e a glargina

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar