Questão 36 do Concurso Prefeitura Municipal de Betim - Professor - Educação Física - Instituto AOCP (2020)

“[...] é preciso entender que as habilidades motoras, desenvolvidas num contexto de jogo, de brinquedo, no universo da cultura infantil, de acordo com o conhecimento que a criança já possui, poderão se desenvolver sem a monotonia dos exercícios prescritos por alguns autores. Talvez não se tenha atentado para o fato de que jogos, como amarelinha, pegador, cantigas de roda, têm exercido, ao longo da história, importante papel no desenvolvimento das crianças [...]. Aprender a trabalhar com esses brinquedos poderia garantir um bom desenvolvimento das habilidades motoras sem precisar impor às crianças uma linguagem corporal que lhes é estranha [...]” (FREIRE, 1989, p. 24). Nessa abordagem, o jogo como conteúdo/estratégia tem papel privilegiado e os conteúdos devem ser desenvolvidos em uma progressão pedagógica, em uma ordem de habilidades, das mais simples (habilidades básicas) para as mais complexas (específicas). Tal compreensão corresponde à abordagem
  • A desenvolvimentista.
  • B sistêmica
  • C construtivista.
  • D crítico-superadora.
  • E crítico-emancipatória.