Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Assistente Social (2015) Questão 46

Diante do conjunto de mudanças, em que a reestruturação produtiva se processa no mundo do trabalho, assim como suas inflexões nos conteúdos da ação profissional do assistente social, cabe ao assistente social, em uma empresa,
  • A elaborar projetos de incentivo à leitura, à educação, à formação profissional; garantir acesso à benefícios organizacionais; desenvolver atividades de apoio em grupo e individual; e atender benefícios eventuais da assistência social, no âmbito organizacional.
  • B dimensionar o uso da informação; implantar programas participativos com a incorporação da filosofia da qualidade total; introduzir a racionalidade técnica; e assumir novos sistemas de benefícios e incentivos.
  • C desenvolver atividades de terapia laboral; criar projetos de marketing social; promover palestras aos trabalhadores visando ampliação do absenteísmo; garantir qualidade de vida no trabalho; e realizar encaminhamentos para a rede pública de assistência social.
  • D realizar intervenção nas políticas públicas voltadas à demanda do trabalhador; proteger a família do trabalhador; reduzir o índice de desemprego, ampliando as condições socioeconomicas da comunidade.
  • E desenvolver programas voltados à saúde do trabalhador; com ações de promoção e prevenção; coordenar trabalhos voltados à qualidade do meio ambiente, de vida, à escolarização e aos acompanhamentos aos trabalhadores hospitalizados; e a inserção do trabalho em equipe interdisciplinar.