Questão 45 do Concurso Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Assistente em Administração (2017)

Yahisabel Adames escreveu uma reportagem, publicada na VocêRH e no portal da Exame, intitulada Comgás otimizou recrutamento e seleção, mostrando alterações que ocorreram nos processos de recrutamento e seleção daquela empresa. A solução teria sido “[...] aumentar a interação entre áreas responsáveis pela seleção, desde a equipe de curadoria dos candidatos até a médica e a que responde pela papelada”, além de redefinir as competências requeridas dos profissionais da empresa (Exame, 14/08/2017.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/comgas-otimizou-o-recrutamento-e-a-selecao/> . Acesso em: 11 set. 2017.)
Considerando os processos de recrutamento e seleção na administração pública e na iniciativa privada, assinale a alternativa correta.

  • A A administração pública gerencial, modelo adotado no Brasil a partir do governo Fernando Henrique Cardoso, dispõe de um modelo de seleção de servidores mais flexível, próximo ao modelo da iniciativa privada.
  • B O recrutamento interno de pessoas é uma imposição legal para ocupar cargos de livre nomeação na administração pública.
  • C Com as reformas aprovadas no governo Temer para ingresso no serviço público federal, o processo de recrutamento e seleção serão mais flexíveis a partir de 2018, possibilitando que as competências dos candidatos sejam mais bem aferidas.
  • D A gestão estratégica de pessoas propõe que os processos de recrutamento sejam realizados de forma coerente com as novas tecnologias da informação, utilizando as redes sociais como forma de mapear as competências comportamentais.
  • E Os processos de recrutamento e seleção, quando associados a uma gestão estratégica de pessoas, não prescindem da articulação entre o órgão de recursos humanos e as unidades de lotação funcional.