Questão 76 do Concurso Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (AL-AP) - Analista Legislativo - Comunicação Social (2020)

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão

  • A idealizada por Walter Benjamin para explicar a perda de aura da cultura popular, que seria produzida pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.
  • B criada por Adorno e Horkheimer para se diferenciar da cultura erudita, que é espontaneamente aprendida pelas massas. A indústria cultural se apropria da cultura erudita para produzir cultura popular.
  • C cunhada por Adorno e Horkheimer para evitar a confusão com cultura de massa, que seria a cultura gerada espontaneamente pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.
  • D pensada por Adorno e Habermas para explicar a padronização da circulação de bens culturais dentro da esfera pública. A indústria cultural seria o mecanismo de agendamento das ideias da opinião pública.
  • E explicada pela primeira vez por Umberto Eco na obra Viagem à Irrealidade Cotidiana. A indústria cultural seria a forma de integrar os indivíduos dentro da sociedade democrática, na medida em que as massas entram em contato com a reprodução de obras de arte.