Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Técnico em Iluminação (2020) Questão 34

O conceito de temperatura de cor foi definido pela primeira vez por William Thomson, também conhecido como Lord Kelvin (1824-1907). Ele escreveu mais de 600 documentos sobre as leis do movimento e a dissipação de energia. A temperatura de cor é baseada na cor aparente de um corpo preto (que absorve todas as emissões), referindo-se a diferentes comprimentos de onda de luz. Considerando as informações mencionadas, assinale a alternativa correta.
  • A Teoricamente, um corpo negro começa a irradiar luz à medida que sua temperatura aumenta. Esse corpo brilhará em vermelho a 60.000 K e em branco a 5.000K.
  • B No teatro, na produção de filmes e televisão, existem algumas temperaturas de cores de referência e métodos-padrão para a conversão entre elas. Os dois principais são: a luz do dia fotográfica (conhecida como 500 K) e a luz de tungstênio (3.200 K).
  • C A luz do dia real pode variar de 1000 K, em um dia nublado, a 12.000 K, ao nascer do sol.
  • D Como a escala Kelvin é baseada inteiramente em fenômenos naturais, é considerada uma escala "absoluta" e as temperaturas nela são simplesmente identificadas como "Kelvin" ou "K." Portanto, a maneira correta de se referir à temperatura de uma luz de quartzo é simplesmente “3200 K.”
  • E A escala Kelvin começa no zero absoluto, ou seja, -273,16º C, temperatura na qual todo movimento molecular não cessaria teoricamente. Em seguida, descreve-se uma variedade de fenômenos naturais como temperatura nessa escala.

Encontre mais questões

Voltar