Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Administrador (2010) Questão 16

A área de TI influencia diretamente na eficiência dos processos administrativos. O conhecimento dessa área, por parte do Administrador, permite que ele tenha senso crítico e capacidade de opinar sobre as características e funcionalidades da infraestrutura que será sua ferramenta de trabalho diária.

Com base na Instrução Normatíva N° 04, de 19 de maio de 2008, que dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e, ainda, conforme a sabida necessidade de se realizar um Planejamento para a Contratação dos serviços de TI, analise, as etapas desse planejamento:

I. Análise de Viabilidade da Contratação, que compreende a avaliação das necessidades do requisitante, a explicitação da motivação da contratação e a especificação dos requisitos.

II. Análise do histórico de uso de sistemas de TI similares, por Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), nos últimos cinco anos.

III. Plano de Sustentação, que abrange a segurança da informação, os recursos materiais e humanos, a transferência de conhecimento, a transição contratual e continuidade dos serviços em eventual interrupção contratual.

IV. Estratégia de Contratação, elaborada a partir da Análise de Viabilidade da Contratação.

V. Análise de Riscos em que o Gestor do Contrato, entre outras ações, busca identificar os principais riscos que possam: comprometer o sucesso do processo de contratação; e os que possam fazer com que os serviços prestados não atendam às necessidades do contratante, podendo resultar em nova contratação; identificar possibilidades de ocorrência e dos danos potenciais de cada risco identificado.

Logo, a alternativa que contempla somente as etapas corretas do planejamento é

  • A II e III.
  • B I, II e III.
  • C I, II, e IV.
  • D I, II, IV e IV.
  • E I, III, IV e V.