Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA) - Publicitário (2019) Questão 53

Hoje em dia a agência de publicidade é uma empresa independente, sem filiação legal ou econômica com o anunciante, que se dedica ao planejamento, execução e distribuição da publicidade de qualquer firma que precise de tais serviços. Em tese, qualquer um pode ter uma agência. É só registrar a empresa como outro negócio qualquer. Pode-se até comprar uma agência em funcionamento. Mas uma agência é, antes de mais nada, os clientes que ela conquista e conserva. Os serviços ela presta porque tem bons profissionais. A agência é a soma dos talentos a seu serviço na criação, arte, mídia, planejamento, pesquisa e administração. O resto são apenas móveis, arquivos e máquinas, como qualquer outro escritório. (SANT’ANNA, Armando. Propaganda: Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira, 1998.)
A escolha de uma agência de propaganda deve ser efetuada a partir de alguns quesitos, entre eles:

  • A Possuir a agência uma compreensão intuitiva do negócio do cliente como um todo.
  • B Permitir ao cliente conhecer a equipe de apresentadores, sem que se relacione com a equipe de trabalho da agência.
  • C Ter a agência uma pessoa talentosa em profundidade, que não vai se envolver pessoal e intimamente com o negócio do cliente.
  • D Reunir todo o pessoal da empresa do cliente com a equipe da agência no dia da apresentação para estreitar as relações com transparência e objetividade.