Prefeitura Municipal de Vitória - Médico cirurgião geral (2019) Questão 49

Homem de 40 anos chega ao pronto atendimento referindo dor abdominal importante há 24h, vômitos e parada da evacuação há 5 dias. Histórico prévio de múltiplas abordagens cirúrgicas por colecistite aguda, apendicite aguda e trauma abdominal que resultou em enterectomias. Diante desse quadro clínico, é correto afirmar que o quadro é mais compatível com
  • A provável abdome agudo obstrutivo, que geralmente tem os seguintes achados associados: distensão abdominal, parada da eliminação de flatos, taquicardia, desidratação e radiografia de abdome com aumento do volume gasoso em alças de intestino delgado.
  • B provável abdome agudo inflamatório, que geralmente tem os seguintes achados associados: parada da eliminação de flatos, bradicardia, anasarca e radiografia de abdome com pneumoperitônio.
  • C provável abdome agudo hemorrágico, que geralmente tem os seguintes achados associados: aumento da eliminação de flatos, taquicardia, anasarca, hipertensão e radiografia de abdome com aumento do volume gasoso em alças de intestino grosso.
  • D provável abdome agudo perfurativo, que geralmente tem os seguintes achados associados: distensão abdominal, bradicardia, hipertensão e radiografia de abdome normal.

Encontre mais questões

Voltar