Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico pneumologista (2019) Questão 46

A bronquiectasia é uma doença pulmonar crônica ainda prevalente nos países pobres e com potencial para prejudicar significativamente a qualidade de vida dos acometidos por esse mal. Os brônquios são lesados de uma maneira irreversível e, como resultado, tornam‐se anormalmente dilatados, com paredes engrossadas e irregulares. Dessa forma, ocorre maior produção e dificuldade na eliminação do muco e a colonização dos brônquios por bactérias, com infecções recorrentes. Acerca desse problema clínico, assinale a alternativa correta.

  • A A reabilitação pulmonar com treinamento de exercício é recomendada para pacientes com bronquiectasias. Os benefícios são semelhantes aos observados na DPOC e se somam aos efeitos obtidos pelas manobras de limpeza das vias aéreas. Para sustentação dos benefícios, os exercícios devem ser mantidos.
  • B A grande maioria dos casos em países pobres tem como causa doenças congênitas.
  • C O tratamento cirúrgico está indicado nos quadros de bronquiectasias difusas para se evitar as complicações e diminuir o consumo de antibióticos.
  • D A localização em lobos inferiores é muito sugestiva de fibrose cística.
  • E A síndrome de Williams‐Campbell é um tipo de bronquiectasia congênita e caracteriza‐se por uma traqueobronquiomegalia de difícil tratamento.

Encontre mais questões

Voltar