Prefeitura Municipal de Cunha Porã - Fisioterapeuta (2020) Questão 25

Há inúmeras alterações cognitivas que podem acometer indivíduos que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), dentre essas alterações há a apraxia que consiste na incapacidade de executar, sob solicitação, tarefas que exijam combinação de atos motores em sequência lógica, para sua completa realização. Analise as definições abaixo, relacione com o tipo de apraxia a qual se refere, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Caracteriza-se pela falta de memória dos padrões cinestésicos necessários à execução da tarefa solicitada e é observada em lesões do giro pré-central.

2. Caracteriza-se pela falta de alcance e fixação da finalidade dos movimentos que compõem a tarefa solicitada e é notada em lesões difusas.

3. Caracteriza-se pela incapacidade de execução de determinada tarefa, embora os movimentos desse ato estejam presentes em ações automáticas, esse tipo de apraxia é observado geralmente em lesões do hemisfério dominante, envolvendo o giro supramarginal.

4. Denota uma perturbação da transferência inter-hemisférica pela secção calosa, o que provoca a ignorância de um hemicorpo em relação ao outro, é caracterizada clinicamente por um comportamento conflitante intermanual.

5. Designa, num doente não parético, a incapacidade de usar os membros inferiores, sendo que o sujeito não consegue avançar os membros de forma alternada ou faz isso de maneira rudimentar, com tendência a retropulsão, é observada nas lesões frontais ou nos casos de demência.


A. Apraxia magnética.

B. Apraxia ideomotora.

C. Apraxia de marcha.

D. Apraxia motora.

E. Apraxia ideatória.

  • A 1B - 2C - 3D - 4E - 5A.
  • B 1C - 2D - 3A - 4B - 5E.
  • C 1D - 2E - 3B - 4A - 5C.
  • D 1E - 2A - 3C - 4D - 5B.

Encontre mais questões

Voltar