Questão 27 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) - Professor - Artes Visuais (2014)

A partir da obra “A Primeira Missa no Brasil” (1860), do artista catarinense Victor Meirelles de Lima, a Professora. Dra. Teresinha Franz, desenvolveu um instrumento de análise para compreensão crítica da arte. Nesse instrumento, ela relaciona diferentes níveis de compreensão (ingênuo, principiante, aprendiz e especialista) com variados âmbitos de compreensão (histórico/antropológico, estético/artístico, biográfico, crítico social e pedagógico).

Segundo essa perspectiva, é CORRETO afirmar que:

  • A Insere-se em uma concepção pós-modernista do ensino de arte, estando conectado aos demais aspectos da vida, sem limites entre arte, contexto social e cultural, em que a obra é compreendida dentro de um sistema geral de formas simbólicas a que chamamos cultura.
  • B Insere-se em uma concepção modernista do ensino de arte, em que se deve priorizar uma leitura formalista das imagens.
  • C As obras de arte são consideradas fruto de produções individuais, de artistas geniais que produzem objetos belos.
  • D Não é necessário considerar o mundo pessoal de quem aprende, seus conhecimentos, ideias prévias e preconceitos, uma vez que o objetivo é atingir o nível do especialista.
  • E Para atingir elevados níveis de compreensão, o canal privilegiado é a qualidade da experiência sensível da percepção.