Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno de Manaus - Amazonas - Agente Fazendário (FCC - 2019) Questão 1

            Inovação sempre foi algo fundamental para o sucesso das empresas. Na atualidade, a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização. Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA. Supermercados estão inovando. Empresas de construção civil estão inovando. Seja em relação ao produto ou ao serviço, à maneira de interagir com os clientes ou às estratégias que serão implementadas para conquistar mercado, todas as empresas que pretendem crescer buscam inovar.

            Ao contrário do que possa parecer, a habilidade de inovar requer muita disciplina. A ideia de que a inspiração precisa “baixar" para se poder inovar ou ser criativo é um mito. Mesmo parecendo um contrassenso, você pode desrespeitar todas as regras, porém de maneira disciplinada.

            O compositor austríaco Schoenberg desafiou todas as convenções da composição quando criou, no início do século XX, uma nova maneira de compor que se tornou conhecida como dodecafonismo. Mesmo que as composições de Schoenberg possam a princípio parecer difíceis de apreciar, a história da música reservou-lhe um lugar de destaque como um dos grandes compositores do século XX. Para desenvolver seu método revolucionário de compor, Schoenberg estudou com muita disciplina todas as técnicas de composição tradicionais e foi testando novas possibilidades até chegar ao dodecafonismo. Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia. 

(Adaptado de: GRINBERG, Renato. A excelência do olho de tigre. São Paulo: Editora Gente, 2016. edição digital). 



Considere as afirmações abaixo.

I. A referência a Schoenberg é um argumento que corrobora a ideia do autor de que a capacidade de inovar surge de maneira inesperada e abrupta a pessoas de imensurável talento.

II. O autor refuta a noção de que apenas empresas ligadas à inovação tecnológica são capazes de recorrer a soluções criativas para ampliar seus negócios.

III. A afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina.

Está correto o que se afirma APENAS em:

  • A III.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II.
  • E II e III.

Questões Relacionadas

Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto I, julgue o item a seguir.

Infere-se da leitura do texto que, para o autor, os baianos não são naturalmente adeptos da alimentação natural.

  • Certo
  • Errado

Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto I, julgue o item a seguir.

O adjetivo “estoica” (l.15) contraria, em termos semânticos, o “ar religioso e contrito” (l.13) das pessoas no restaurante.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue , relativo à estrutura linguística e ao sentido do texto II.

No texto, o narrador justifica o título e esclarece o conteúdo de um livro que traz ideias, histórias, críticas e diálogos autobiográficos cujo teor ainda está muito presente em sua vida.

  • Certo
  • Errado

Procurar outras questões