Defensoria Pública da União (DPU) - Técnico - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2010) Questão 39

Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.

  • A Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
  • B Segundo esse autor, o ciberespaço propicia a criação de uma inteligência coletiva, apresentando o cenário ideal para a concretização dos ideais do Iluminismo.
  • C Para Lévy, os CDs e DVDs, por serem mídias que comportam arquivos digitalizados, fazem parte do ciberespaço.
  • D De acordo com o filósofo mencionado, o ciberespaço não possui capacidade de armazenar memória, e, por isso, serve apenas para a transmissão de dados entre usuários.
  • E Lévy considera que, apesar de o interesse comunicativo determinar de que maneira os usuários devem interagir no espaço virtual, a posição geográfica em que eles se encontram ainda é um fator significativo de diferenciação e de exclusão social de pessoas.