Questão 40 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

A abordagem da fisiopatologia da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) tem como ponto central o mecanismo da relação parasito-hospedeiro que estimula a resposta imune específica. Assinale a alternativa incorreta em relação à fisiopatologia da LTA.

  • A Linfócitos T ativam macrófagos, tornando-os capazes de destruir amastigotas, por meio da secreção da linfocina denominada interferon-gama (IFN-γ).
  • B Mesmo com a diversidade de espécies de Leishmania envolvidas na LTA, a manifestação clínica da doença depende não apenas da espécie envolvida, mas também do estado imunológico do indivíduo infectado.
  • C Na Leishmaniose Cutânea, a imunidade celular está muito comprometida, o que pode ser verificado pela positividade ao teste cutâneo com Leishmania, Intradermorreação de Montenegro (IDRM) e de outros testes in vitro.
  • D A localização das amastigotas no interior de macrófagos faz com que o controle da infecção seja dependente da resposta imune mediada por células. A principal célula efetora da eliminação das amastigotas é o próprio macrófago.